domingo, 21 de dezembro de 2008

De Andrômeda até Anjo de Luz



Quando eu tinha 15 anos resolvi fazer meu primeiro veículo de informação impresso : Andrômeda . Era um boletim feito a mimeógrafo a alcool , poucos exemplares, que distribuía gratuitamente para meus amigos e outros alunos do colégio que eu estudava. Foi muito bom...eu tinha até correspondentes de outras salas que ajudavam para conseguir matérias e fofocas dos alunos. Um boletim feito por uma menina de 15 anos ... E o boletim ficou conhecido...até pela diretoria do colégio e... pasmem ...ele foi censurado e proibido de circular ! Foi uma cena bizarra...a secretária do diretor havia pedido um rascunho do próximo Andrômeda para analisar...e feita a análise ela me disse que o boletim não poderia mais sair porque não tinha nada de construtivo e, com o rascunho nas mãos ainda me perguntou : Posso rasgar ? Sério...isso aconteceu ! Até hoje tenho esta cena na minha mente e estou desconfiada que foi meu primeiro e único trauma .
Hoje , aos quase 50 anos , este momento tem sido muito lembrado...e estou descobrindo agora porque eu virei uma editora alternativa , fora do circuito das massas , e porque nem terminei a faculdade de Jornal ismo quando faltava apenas um ano...acho q foi aquilo ! Sei lá...
Sei que anos depois comecei um jornal chamado NAVE , que virou revista alternativa totalmente dedicada ao movimento alternativo ( comunidades rurais , alimentação vegetariana, ecologia , discos-voadores, esoterismo , apocalipse...) e muito parecido com o site Anjo de Luz que atualmente faço. Fiz boas entrevistas...Baby Consuelo , Glberto Gil , Flávio Venturini (extraterrestre de Órion ) , Marcus Viana... Paulo Coelho , antes de ser Paulo Coelho , também escreveu para NAVE .
De certo modo eu preciso agradecer aquela mulher pelo seu ato cruel em rasgar meu rascunho de Andrômeda . Não sei porque mas acho que devo agradecer e parar de lembrar com tristeza.
Porque hoje continuo escrevendo o que quero , do jeito que quero , copiando e colando (dando os créditos) com a maior alegria. E nem podem mais rasgar... Não tenho patrões e nem sou o chefe. Sou apenas um cyberluz ...







2 comentários:

sergio.rheing disse...

Regina, ainda bem que na internet não tem como rasgar publicações.
Lembro da Nave, lembro de vc no ap da sua mãe, de vc no restaurante em Niterói, de vc em Pirenópolis. Sim, lembro até do dia que vc me "expulsou" da sua casa e fui morar acampado na comunidade do Felipe lá em Jacarepaguá (e depois vc se arrenpendeu...). Lembro com carinho de tudo isso, dessa alma cigana que faz parte de seu ser, dessa imensa vontade de voar sempre com as asas da liberdade. um beijo no seu coração.

sergio.rheing disse...

Regina, ainda bem que na internet não tem como rasgar publicações.
Lembro da Nave, lembro de vc no ap da sua mãe, de vc no restaurante em Niterói, de vc em Pirenópolis. Sim, lembro até do dia que vc me "expulsou" da sua casa e fui morar acampado na comunidade do Felipe lá em Jacarepaguá (e depois vc se arrenpendeu...). Lembro com carinho de tudo isso, dessa alma cigana que faz parte de seu ser, dessa imensa vontade de voar sempre com as asas da liberdade. um beijo no seu coração.