sábado, 5 de novembro de 2011

Melquisedeque



Vou postar aqui uma caminhada que estou iniciando. Comecei caminhando com meus próprios pés mas depois de ficar muito cansada, resolvi deixar de caminhar com a frase:
"Não mais buscarei. Atentarei apenas ao que o Senhor quiser me revelar."
Então, quando parei de procurar com meus próprios pés , com minha "inteligencia", tudo que buscava estou encontrando.
Os passos dessa caminhada foram dados inicialmente por uma necessidade interna de conhecer a Deus Pai e reatar meu relacionamento com Ele. Com esses primeiros passos descobri que Deus é um Pai amoroso e que Ele também tem senso de humor, algo que desconhecia.
Daí, nem sei porque, comecei a indagar sobre Melquisedeque. Não me recordo exatamente qual foi o disparo para esse Ser, e fiquei buscando na internet e nos meus livros algo bem convincente sobre este enigmático personagem.

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Na Wikipédia tem uma boa definição:


Bíblia

Apesar das raras referências a ele na Bíblia, o Livro Sagrado refere-se a Melquisedeque como um sábio rei de uma terra chamada Salém e "sacerdote do Deus Altíssimo." (Gênesis 14:18). No Novo Testamento, ele é comparado a Jesus, de que é dito ser "da ordem de Melquisedeque" (Epístola aos Hebreus).

Segundo o texto do Pentateuco, Melquisedeque foi o rei da cidade de Salém (que significa "paz"), a qual se acredita ter sido a cidade posteriormente conhecida por Jerusalém.

Melquisedeque teria tido importância no direcionamento de Abrãao - o primeiro registro bíblico da doação de dízimos decorre desta ocasião. Abrãao e Melquisedeque seriam, portanto, contemporâneos, de acordo com as narrações bíblicas.

Destaca-se na sua história a ausência de menções (comuns nos registros bíblicos) a seus antepassados. Como se pode interpretar de alguns versos (Hebreus 7:3), Melquisedeque fora um homem sem genealogia, sem filhos ou parentes conhecidos. O lugar onde seu corpo jaz também é ignorado, o que aumenta a crença de que sua real existência seja improcedente, ou de que se tratava de um homem de prestígio perante à divindade e que, por esta razão, seu corpo não tenha sido destruído, como se terá passado a Enoque ou a Moisés, talvez.

Ao nome Melquisedeque pode ainda ser atribuído o significado "Rei de Justiça" em função de ser uma possível junção de mais de uma palavra do idioma hebraico.

Seu nome já foi usado nas denominadas "Índias", que se referiam à atual Etiópia, Índia e Himalaia.Nessas 3 culturas havia referências a um "Rei da Terra", que seria o próprio Melquisedeque.

Desde o alvorecer dos tempos, existe a tradição de uma Terra Sagrada ou Paraíso Terrestre, onde os mais elevados ideais da humanidade são realidades. Povos de todo o mundo antigo conheciam pelos nomes de Monte Olimpo, Ratnasanu, Hermadri, Monte Meru, cidade celestial(que ficava na terra de Asar, dos povos da Mesopotâmia), Terra de Amenti (Livro Sagrado dos Mortos, dos antigos egípcios), cidade das Sete Pétalas de Vishnu( ou Cidade dos Sete Reis de Edom, ou Éden da tradição judaica), Na Ásia Menor no passado e hoje acreditam em uma cidade que é conhecida como Shamballah( é o templo dos Deuses. O Erdami dos tibetanos e mongóis), Para os persas era Alberdi ou Aryana terra de seus ancestrais, Os hebreus a chamam de Canaã, Os conquistadores espanhóis a chamavam El Dorado, os celtas chamavam de Terra dos Mistérios, Na Idade Média era a Ilha de Avalon.

Cristofania

Alguns teólogos cristãos acreditam que Melquisedeque teria sido uma aparição do Messias antes de seu nascimento.

No Antigo Testamento há várias menções ao Anjo do SENHOR que muitos acreditam terem sido aparições de Cristo antes de encarnar. No entanto, Melquisedeque poderia ter sido o aspecto terreno da pré-encarnação de Cristo em uma forma corpórea temporária.

Outros teólogos, no entanto, acreditam que Melquisedeque teria sido apenas uma tipologia de Cristo, tratando-se, pois, de um acontecimento ou de um ensinamento que se relaciona com as realizações de Jesus.

Na epístola aos Hebreus, o autor leciona que Melquisedeque não teve nem pai e nem mãe, nem ascendência e nem descendência:

Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou; a quem Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça e depois também é rei de Salém, que é rei de paz; sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas, sendo semelhante ao filho de Deus, permanece sacerdote para sempre. (Hebreus 7:1-3)

Segundo os cristãos é certo que Melquisedeque é "tipo" de Jesus.

Na Biblia,Melquisedeque é referido como sacerdote do Deus Altissimo em Genesis 14:18.19 quando traz pão e vinho e recebe de Abrão o dizimo do conquistado,e abençoando-o disse:"Bendito sejas Abraão, do Deus Altissimo,o Possuidor dos céus e da terra e bendito seja o Deus Altissimo que entregou teus inimigos em tuas mãos" .Referenciado também em Salmos 110.4:"Jurou o Senhor e não se arrependerá:Tu és um Sacerdote Eterno segundo a Ordem de Melquisedeque." Em Hebreus,além do já citado temos 7:4 :Considerai,pois,quão grande era este a quem até o patriarca Abrão deu os dizimos dos despojos" havendo outras citações e explicações ,havendo no 5:11 "Do qual muito temos que dizer,de dificil interpretação,porquanto vos fizestes negligentes para ouvir." o que abre um leque de possibilidades que em principio ,considerando-se a afirmação de Paulo,não devem ser consideradas cristofanias.


Melquisedeque na Biblioteca de Nag Hammadi

Uma coleção de primitivos textos Gnósticos encontrados em 1945, conhecidos como Biblioteca de Nag Hammadi, contém um tratado sobre Melquisedeque (Códice IX). Nele, o autor afirma que Melquisedeque "é" Jesus. Como Jesus Cristo, Melquisedeque vive, prega, morre e ressuscita, tudo numa perspectiva Gnóstica. A Vinda do Filho de Deus Melquisedeque trata sobre seu retorno para trazer a paz, apoiado pelos deuses, e ele é o Rei e Líder Religioso que distribui a justiça.

O Reino de Agartha, formado por 7 cidades sagradas e uma 8ª cidade, denominada Shamballah. Segundo a tradição é governada pelo monarca chamado Melki-Tsedeq (conhecido como o Rei do Mundo). Melki-Tsedeq também é conhecido como Melquisedeque (citado na Bíblia (Gênesis 14.18-20 e Hebreus 6.17-20;7.1-3).





Ele abençoou Abraão no nome de El Elyon ("Deus Altíssimo")

Melquisedeque, cujo nome significa “rei de justiça”, foi um rei de Salém (Jerusalém) e sacerdote do Deus Altíssimo (Gênesis 14:18-20; Salmo 110:4; Hebreus 5:6-11; 6:20-7:28). O aparecimento e desaparecimento repentinos de Melquisedeque no livro de Gênesis são misteriosos. Melquisedeque e Abraão se conheceram pela primeira vez depois da vitória de Abrão contra Quedorlaomer e seus três aliados. Melquisedeque ofereceu pão e vinho a Abraão e aos seus homens que estavam muito cansados, demonstrando amizade. Ele abençoou Abraão no nome de El Elyon ("Deus Altíssimo") e louvou a Deus por ter dado a Abraão vitória na batalha (Gênesis 14:18-20).


“Este homem (Melquisedeque), porém, que não pertencia à linhagem de Levi, recebeu os dízimos de Abraão e abençoou aquele que tinha as promessas (de Deus)”(Hb 7.6; TAB – Versão Ampliada).


http://andredecotelli.blogspot.com/2008/09/o-fator-melquisedeque.html

Segundo o relato bíblico, entre os cananeus, temos a figura de Melquisedeque, um rei e ao mesmo tempo sacerdote que tem um encontro inusitado com Abrãao. Ele era de Salém, uma lugar cujo o nome significava “paz” na língua dos cananeus. Esse nome mais tarde faria surgir a significativa saudação hebraica Shalom e a árabe Salaam, assim como também o nome da cidade Jerusalem.

A figura de Melquisedeque, é para o autor a chave hermenêutica para a revelação de Deus para o mundo, ou segundo ele, a revelação geral. A formação espiritual de Melquisedeque era superior a de Abraão. O encontro entre os dois se caracteriza pela entrega de pão e vinho para Abrãao por Melquisedeque e do dízimo para Melquisedeque por Abraão. De forma oculta, Melquisedeque adorava o mesmo Deus que Abraão adorava. A única diferença seria apenas os nomes, Javé para Abrãao e El Elyon para Melquisedeque.



http://www.reformadoresdasaude.com/com/index.php?option=com_content&view=article&id=46:4-4-1&catid=35:fehist


4.4.1. QBC - A Antiga Jerusalém


A Jerusalém remota a muito antes do período de Moíses, o seu primeiro relato se encontra em vários textos como os textos 10.5.355, 10.5.15083-15085,10.5.30066-30068 , como nome de Salém.A cidade de Salém é a abreviação natural do nome Jerusalém, cidade ou fundamento de paz.

A cidade de Salém envolve a posição de cidade sacerdotal, e principia na ação de ligação do homem com Deus mediante um sacerdote, o principal fator de Salém é "Em Salém está a sua tenda"10.5.15083-15085 ou seja o santuário de Deus é o principal fator de Salém que é Jerusalém.

A origem do nome tem o seu significado provavelmente "a cidades do (deus) Shalim", como era conhecido pelos cananeus e amorreus no período de Abraão mas em hebreu provavelmente "a cidade da paz". Em textos egípcios dos séculos XIX e XVIII a.C., o nome pronunciar-se-á Urusalimum.

Nas cartas de Tell-el-Amarna do Século XIV a.C. aparece como Urusalim. Em aramaico, chama-se Yerûshelem.Tal cidade é declaradamente muito antiga e ligada sempre a Divindade, tal fator dos povos antigos constituiam em cidade sagrada para um Deus ligado a paz ou possuidor dela, sendo o monte um ponto sagrado, em relação aos povos da região.

A ligação histórica destes conceitos nos determina que a região é um local sagrado desde tempos imemoriais e respeitada tanto por cananeus, amorreus, sumérios e egípcios.

No livro sagrado é considerado como cidade de Deus, local do seu tabernáculo.O principal fator da Cidade de Jerusalem esta na existência do santuário de Deus e sua morada, e desde tempos imemoriais tem se ligado a Divindade a esta cidade, a falta de tal divindade descaracteriza historicamente a existência dela.Nas Escrituras Sagradas foi previsto uma descaracterização deste tipo, "crê-me, a hora vem, em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai"10.5.26177 .

Tal fundamento determina um outro estudo sobre o ponto de adoração alterado, que era padrão para o tempo do velho testamento, e para os patriarcas bíblicos10.


5.30066-30068.Jerusalém se situa em situação tão importante que o velho testamento determina-se a orar em direção dela 10.5.9030, 10.5.11321.

De forma que devesse se orar em direção ao templo. Caso o templo deixe de existir descaracteriza a oração ao templo não existente. H8004,שׁלם,shâlêm, shaw-lame\', O mesmo que H8003; Lugar de Páz; Shalem, uma abreviação do nome Jerusalem: - Salem.



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